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Consultoria e Assessoria: Qual a diferença?

Quando o assunto é consultoria e assessoria, é comum que muitos empresários confundam o papel de um consultor com o de um assessor. Nesse sentido, assessoria e consultoria podem ser entendidos como, serviços que fornecem soluções às empresas para certificar um bom desempenho, no entanto, apresentam importantes diferenças.

Por esse motivo, muitas vezes, ocorrem contratações equivocadas desses profissionais, ao passo que, não há uma boa compreensão de cada área e suas disparidades. Tal fato, ocasiona a realização de um serviço inapropriado para empresa e suas especificidades, o que pode levar à um impacto negativo no rendimento do negócio.

A seguir, iremos apresentar as principais diferenças entre os serviços de consultoria e assessoria, e os benefícios que cada serviço proporciona para que você possa fazer uma contratação adequada para o seu negócio.

Consultoria: O que é?

Consultoria, pode ser classificada como um serviço que auxilia uma empresa em suas atividades. Um consultor analisa, de forma precisa, a dinâmica da empresa e todos os trabalhos que são realizados, desempenhando o reconhecimento possíveis gaps no negócio do cliente.

Com um diagnóstico feito, o profissional desenvolve soluções através de pesquisas, palestras, treinamentos e outras análises para que a empresa melhore o seu desempenho no mercado. A aplicação dessas soluções é realizada pelo contratante, sendo assim, a parte de execução do processo não cabe mais às tarefas de um consultor.

Assessoria: O que é?

A assessoria é um serviço que, auxilia de forma técnica uma empresa em suas atividades, esse auxílio parte desde o desdobramento do projeto até a efetivação do serviço. Ou seja, o profissional assessor identifica problemas da empresa, assim como um consultor, porém, participa da parte operacional do serviço, interferindo diretamente no processo.

Um assessor aplica as soluções que desenvolveu a partir do diagnóstico que foi feito da empresa, executando os processos operacionais.

Principais diferenças entre os dois serviços

Os dois serviços servem como auxílio nos processos de uma empresa, a grande diferença entre eles é na parte da execução do serviço oferecido.

Como dito anteriormente, a consultoria preza essencialmente em evidenciar os problemas e promover soluções. A partir disso, o contratante depende exclusivamente de seus funcionários para executarem as soluções que foram propostas pelo profissional.

Caso a empresa não apresente funcionários qualificados para implementar os processos estipulados, o consultor pode indicar o serviço de um assessor para executar a tarefa operacional ao contratante. Já na assessoria, todo o trabalho de diagnóstico e execução estão incorporados na contratação do profissional. Ou seja, o serviço a ser entregue, será completo sem que haja a necessidade de tomar outras ações para concluí-lo.

Dessa forma, uma consultoria, por se tratar apenas de propostas de soluções, trabalha com um prazo definido por fazer um serviço pontual, já que não envolve nenhuma aplicação operacional. Já na assessoria, o prazo é estipulado, porém, as realizações dos processos de solução são definidas a longo prazo levando um período maior para ser concluído.

Qual serviço escolher para o seu negócio?

Tratando-se de serviços de consultoria e assessoria, não há como julgar qual serviço é mais eficiente. A eficácia de cada um depende das necessidades de cada empreendimento.

A seguir, iremos apresentar os aspectos que você deve identificar na empresa para saber qual necessidade de serviço que o seu negócio precisa.

Contratação de consultoria

Na maior parte dos casos, a busca por serviços de consultoria acontece pela necessidade que a empresa apresenta em melhorar o seu desempenho, no entanto, não possui o conhecimento técnico para resolver seus problemas. Possuindo esse diagnóstico, e a elaboração de um plano de ação por parte do consultor, a empresa desenvolve a capacidade de realizar o processo de aplicação desse plano.

Uma boa alternativa para o uso de consultoria é, quando a empresa tem o desejo de alinhar os seus objetivos com as tendências do mercado, desenvolver diferenciais para o cliente, melhorar de forma eficaz a qualidade dos serviços, buscar uma visão externa e imparcial da atuação da empresa no mercado.

Ao contratar os serviços de consultoria, a empresa precisa estar ciente que a aplicação dos planos e a execução do processo operacional fica unicamente em sua responsabilidade. Por conta disso, é necessário ter a disponibilidade de delegar funcionários para a tarefa.

Sendo assim, a consultoria serve para ações que necessitam ser tomadas de forma ágil para melhorar o desempenho do negócio. O diagnóstico da empresa pode ser realizado de forma precisa e rápida, possibilitando assim um reconhecimento mais eficiente do problema existente. Todavia algumas empresas, muitas vezes, não possuem conhecimento técnico necessário para executar as soluções propostas pelo consultor. Por conta disso, é essencial delegar essa tarefa à um assessor caso a empresa queira uma intervenção mais direta.

Contratação de assessoria

No caso da assessoria, as necessidades do contratante podem ser vistas como similares as citadas anteriormente, entretanto, o cliente necessita do serviço de execução dos processos operacionais pelo assessor.

Dessa maneira, há uma intervenção mais explícita nos sistemas operacionais da empresa de forma que, o trabalho a ser realizado é concluído pelo profissional sem a necessidade da empresa utilizar o seu tempo e funcionários para a execução dessas tarefas. Contudo, nesse tipo de serviço o prazo de execução é muito mais longo, o que passa a ser um problema para empresas que precisam de soluções imediatas.

Destarte, os serviços de consultoria e assessoria são substanciais para empresas que necessitam de um avanço em sua produtividade, mas é essencial que haja a análise do tipo de serviço que se encaixa melhor à empresa contratante.

Tomada a certa decisão, a empresa que se utiliza desses serviços pode apresentar um crescimento positivo na sua lucratividade. Entretanto, sempre deve haver a cooperação do cliente com o profissional consultor ou assessor, para que os trabalhos a serem realizados consigam alcançar o resultado esperado.

Caso você necessite de alguém para apontar melhorias necessárias ou alinhar a empresa nas tendências atuais de mercado, os consultores são os profissionais certos para potencializar o aperfeiçoamento dos trabalhos a serem feitos no seu negócio.

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